Receba conteúdo relevante e de qualidade

Métodos para elaboração de uma descrição de cargos
16 de maio de 2017
Como realizar a gestão de conflitos de gerações
16 de maio de 2017
Eventos

A importância do coaching no desenvolvimento de líderes

O termo coaching, que traduzido do inglês significa treinamento, passou por uma grande popularização nos últimos tempos e chegou a ser utilizado de forma equivocada. Embora o ambiente de negócios também tenha se apropriado da palavra – que está associada ao contexto esportivo –, ainda é possível afirmar que o coaching é um recurso muito utilizado no desenvolvimento de líderes, especialmente por parte das empresas.

Na prática, o coaching funciona como uma espécie de mentoria. De um lado, há a figura do coach (treinador), profissional capacitado e habilitado para promover o desenvolvimento de líderes. Do outro, temos o coachee (treinando), que recebe orientações e metas a serem cumpridas num determinado período.

Na maioria dos casos, o coaching é financiado pela empresa, por meio de iniciativas de desenvolvimento de líderes vindas da área de recursos humanos e por mais que absorva tempo e dinheiro das companhias, o recurso é visto com bons olhos pelos executivos, afinal, muitos deles não se veem preparados para assumir novos desafios, mesmo que estejam munidos de formação e experiência.

Mas nem só de iniciantes vivem os programas de desenvolvimento de líderes via coaching. No mundo dos negócios, sobram relatos de presidentes, diretores e gerentes que reconhecem a importância da figura conselheira, que os levem a descobrir pontos de melhoria e caminhos para a inovação.

Um dos depoimentos mais famosos é o de Eric Schmidt, ex-presidente do Google. Em depoimento à revista americana Fortune, ele disse que o melhor conselho que já recebeu na vida foi “tenha um coach”.

Na mesma fala, o executivo admitiu ter relutado em aceitar o desafio. Para ele, sua carreira como líder já estava consolidada e experiência era algo que não lhe faltava, mas assim que resolveu apostar no coaching, Schmidt percebeu que até o maior dos gestores pode aprimorar suas habilidades, sejam elas pessoais ou de gestão.

Share RH
Share RH
Especialista em recrutamento e seleção de profissionais, gestores e executivos, a Share RH oferece outros serviços de carreira e gestão estratégica de pessoas para profissionais e empresas. Conheça mais sobre a Share RH