Como superar os desafios das contratações de alto volume para empresas em crescimento?

Share RH

Share RH,

Publicado dia 01/03/2021

É inegável que um processo bem sucedido de recrutamento e seleção de pessoas contribui para o sucesso de uma empresa em diferentes aspectos, afinal, ele está diretamente ligado à construção de equipes de alto desempenho.

A importância destas etapas reforça, mais uma vez, o papel altamente estratégico que os profissionais de Recursos Humanos (RH) desempenham nas organizações, bem como os desafios que acompanham a profissão.

E se atrair e contratar os talentos certos, atendendo às expectativas tanto da companhia, quanto do colaborador, já não é uma tarefa fácil em condições normais de pressão e temperatura, essa missão se torna ainda mais desafiadora quando estamos falando de empresas em crescimento, que demandam um alto volume de contratações de uma única vez. 

Se a companhia na qual você trabalha está passando por esta fase, então este artigo chegou na hora certa. Ao longo dele, falaremos um pouco mais sobre as contratações de alto volume e quais as boas práticas que podem te ajudar a ter sucesso nestes casos. Vem com a gente! 

Principais desafios a serem vencidos

Quando falamos na contratação de vários funcionários de uma única vez para suprir a necessidade de empresas em crescimento, não podemos deixar de falar sobre os desafios específicos que acompanham esta missão.

O maior deles, sem sombra de dúvidas, é equilibrar volumetria e qualidade, já que há uma forte tendência em priorizar o volume. Nestas horas, no entanto, é fundamental que você se lembre que, lá na frente, é a qualidade do processo como um todo que garantirá um menor turnover e retrabalho para o RH, além, de é claro, o sucesso para a empresa.

Para não cair nesta cilada, o segredo é focar no planejamento das contratações e alinhá-lo a boas práticas, como a participação ativa do RH nas estratégias de negócio, manter o banco de talentos sempre atualizado e realizar um trabalho constante de marca empregadora. 

Trazendo mais agilidade e assertividade para o recrutamento e seleção 

Agora que já falamos um pouco sobre os desafios das contratações de alto volume, você deve estar se perguntando como é possível contorná-los e, assim, obter sucesso. 

Para te auxiliar nesta missão, listaremos a partir de agora algumas sugestões de como otimizar a importante tarefa de encontrar uma grande quantidade de talentos.

 

  •  Faça o levantamento das características necessárias para o preenchimento das vagas

 

Lembra quando dissemos que a participação ativa do RH nas estratégias de negócio faz toda a diferença? 

Pois bem. Isso inclui ter um diálogo aberto com os gestores para entender o que eles esperam dos colaboradores que preencherão as vagas em aberto, bem como onde a empresa esperam chegar no curto, médio e longo prazos. 

Tendo isso muito bem claro, certamente ficará mais fácil definir com clareza o papel da contratação na equipe e os valores e competências que os candidatos precisarão ter. 

Uma dica nesta etapa é a construção de um perfil que exemplifique bem o tipo de profissional que a empresa precisa para determinada área, incluindo questões como qualificações necessárias e habilidades relacionadas ao fit cultural da empresa.

Vale lembrar que, quando falamos em empresas em fase de crescimento acelerado, muitas vezes será preciso criar novos cargos e responsabilidades que até então não faziam parte do dia a dia da companhia – o que reforça, mais uma vez, a necessidade de o RH estar alinhado com as estratégias de negócio.

 

  • Trabalhe a marca empregadora da companhia

 

Se você trabalha na área de RH há algum tempo, já deve ter percebido que a construção de uma marca empregadora forte torna o processo de recrutamento e seleção ainda mais ágil e assertivo, pois contribui com a atração de talentos alinhados com as estratégias da empresa.

Entre as principais tendências que estão ganhando força nesta frente está o Inbound Recruiting, estratégia que une as melhores práticas do Marketing Digital ao RH, com o objetivo principal de estabelecer as empresas como um local de trabalho positivo e, desta forma, atrair e engajar novos talentos, convertendo-os em candidatos. 

O primeiro passo para um Inbound Recruiting bem sucedido é a definição das personas, ou seja, de um alvo ideal imaginário, com características profissionais e comportamentais que os tornam adequados à empresa. 

É a partir desta definição, por exemplo, que você conseguirá adaptar o tom da sua comunicação e segmentar os canais mais utilizados pelo público que você deseja atingir.

Usando como base essa segmentação, é possível planejar as próximas etapas da sua estratégia de recrutamento. Além disso, as estratégias de Inbound Recruiting contribuem para a construção de um banco de talentos atualizado e mais alinhado com os perfis que realmente são valiosos para o negócio.

 

  • Tenha a tecnologia como uma aliada

 

Para facilitar a gestão do alto volume de vagas em aberto, bem como o recebimento de inscrições de centenas de candidatos, é importante que o uso da tecnologia faça parte da sua estratégia. Você verá que, com ela, ganhará mais agilidade na análise e avaliação da performance dos candidatos como um todo, sem perder o padrão de qualidade no recrutamento. 

Atualmente, existem softwares especializados em recrutamento e seleção de pessoas capazes de trazer mais eficiência para muitas etapas do recrutamento e seleção. 

Alguns sistemas possibilitam, por exemplo, a publicação de vagas em diversos canais com apenas um clique; a tomada de decisão mais assertiva; a centralização de todas as informações em uma única tela; a filtragem de informações em banco de talentos; a aplicação de testes de conhecimento; a realização de entrevistas por vídeo; a triagem inicial dos candidatos e muito mais.

Com o uso das ferramentas certas, você terá mais tempo para lidar com as questões estratégicas da busca por novos talentos. 

 

  • Busque ajuda de uma consultoria

 

Ter o apoio de uma consultoria de recrutamento e seleção de pessoas também pode trazer ótimos resultados para organizações que querem ter mais agilidade e qualidade na busca por talentos. 

Empresas deste segmento contam com uma equipe de recrutadores treinados e com amplo conhecimento em pesquisa avançada e no uso de tecnologias modernas para encontrar candidatos de enorme valor, podendo prover equipes qualificadas em projetos de alto volume durante um período determinado.

Essa especialização, somada ao esforço de uma equipe treinada para conduzir os processos de forma ágil e humanizada, fazendo uso das melhores ferramentas, não apenas proporciona uma contratação mais assertiva, como também reduz o tempo do recrutamento e seleção. 

Com isso, a equipe de RH da empresa contratante ganha mais flexibilidade para focar seus esforços no planejamento de ações de engajamento e treinamento, aprimoramento de processos internos e execução de campanhas motivacionais.

Para saber mais e tirar dúvidas sobre este assunto, clique aqui e fale com um especialista da Share RH. Contamos com uma área especializada em projetos de consultoria, que geram impacto na transformação dos ambientes das empresas em locais bem estruturados, participativos, transparentes e de desenvolvimento.

 

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo