Ginástica Laboral no dia a dia das empresas no “novo normal”

Share RH

Share RH,

Publicado dia 20/05/2020

Acompanhe a conversa que nosso Managing Partner, Luiz Drouet, fez com as sócias do Studio OneFit, Gabriela Cortes e Thaís Bierrenbach relacionada à importância da saúde dos colaboradores e da ginástica laboral no contexto deste “novo normal” vivido pelas empresas:

1.Como vocês adaptaram o trabalho que já realizavam de ginastica laboral para esse novo momento de isolamento social?

Com a atual situação da pandemia, houve um aumento no acesso à tecnologia  pela pessoas, acelerou um processo que já vinha sendo incluído no cotidiano da nossa sociedade. Nós em quanto empresa só precisamos criar esses “links” colaborador-empresa. A transformação digital é uma realidade que as empresas iriam enfrentar em algum momento. Lembrando que a ginástica laboral pode ser realizada em qualquer espaço, não precisando de acessórios, ou qualquer outro meio que dificulte sua execução.

2.Com as pessoas trabalhando de casa, quais os riscos de aumentarem as LERs (lesões por esforço repetitivo) e outros desconfortos físicos? Como a pratica de laboral pode ajudar a reduzir a incidência desses problemas?

Em casa os colaboradores muitas vezes não tem acesso a um ambiente com uma ergonomia adequada, e diante do acontecimento de home office ter sido imposto quase que de um dia para o outro as empresas não conseguiram se adaptar para tal situação a tempo. Com isso, o aparecimento de patologias especificas (LREs e DORTs) acabam ocorrendo em demasia. A Ginastica laboral entra nesse momento para aliviar ou até prevenir  possíveis lesões, ela é fundamental por ter um efeito preventivo e corretivo, através de alongamentos e exercícios direcionados.

3.Vocês perceberam um aumento do números de empresas interessadas em oferecer esse beneficio aos seus colaboradores?

Sim, estamos vivendo um época difícil onde despertou o sentimento de humanização dos ambientes e de pessoas, com isso as empresas estão interessadas em melhorar a qualidade de trabalho para seus colaboradores. Além de melhorar as questões físicas a ginastica laboral entra como forma de “quebra” na rotina, tornando o dia menos tenso e mais leve.

4.Como esse tipo de atividade regular pode aumentar a integração dos colaboradores, o bem estar e a produtividade das equipes?

A Ginástica laboral trás inúmeros benefícios, é um momento voltado para o colaborador e pensado nele, além de todos os exercícios posturais, de realinhamento e corretivos o funcionário tem um momento de descontração, onde consegue interagir com o professor e os colegas, conhecer pessoas de outros setores, diminuir as tensões e muitas vezes aplicar mindset, ou seja redirecionar o pensamento para o momento presente, que no caso em questão é o cuidado à saúde.

No início desta pandemia, a Share estabeleceu uma parceria com a OneFit e nossa equipe tem semanalmente realizado sessões de ginástica laboral e temos notado um grande aumento na produtividade e engajamento de nossos colaboradores.

Para conferir como levar esse serviço até sua empresa, basta entrar em contato com Thais Bierrenbach através do e-mail contato@thaisbierrenbach.com.br.

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo