Jovens no trabalho: Quais são os reais desejos dos millennials?

Share RH

Share RH,

Publicado dia 13/12/2018

 

Os millennials são a geração que se tornou alvo de diversos estudos devido ao impacto significante que têm causado dentro do ambiente de trabalho, uma vez que que seu comportamento e sua maneira de pensar e se comunicar são muito diferentes das gerações passadas. São considerados Millennials aqueles nascidos entre 1980-1996, representando atualmente 38% da força de trabalho mundial. Dito isso, entender o real desejo desses jovens no trabalho é fundamental para as estratégias da sua empresa.

Jovens trabalhando

E como saber o que eles realmente esperam de um emprego?

Enquanto algumas organizações oferecem video games, espaços compartilhados, mesas de ping e pong e algumas outras regalias para seus empregados (algo que pode ser altamente eficaz, mas que não está ao alcance de todas as empresas), cabe à maioria das empresas buscar entender as principais necessidades dos Millennials no trabalho.

Abaixo, listamos 3 delas:

 

>> Riqueza (não apenas financeira)

Os Millennials não trabalham apenas pelo pagamento no final do mês, mas acreditam que seu trabalho deve ter um propósito que seja compatível com seus valores pessoais.

Para essa geração, riqueza é baseada na quantidade de experiências que eles podem adquirir ao longo da vida e não, necessariamente, o montante de dinheiro que conseguem guardar. É isso que os move.

Segundo uma pesquisa realizada pela Department26, “estar em um papel que sou apaixonado” está acima de salário e benefícios.

Nesse contexto, as empresas, devem compreender quais as expectativas destes jovens para o trabalho, pois caso contrário, estes não terão problema em buscar uma outra organização que tenha maior sinergia com seu propósito, não importa o quanto eles ganhem.

 

>> Transparência, feedback e visão

Eles não querem chefes no trabalho, e sim líderes, que estejam dispostos a desenvolver suas forças e minimizar suas fraquezas. São jovens imediatistas e que estão sempre em busca do aperfeiçoamento.

Dessa forma, diferentemente do que as pessoas acreditam, de que eles possuem medo de receber críticas, estes jovens estão em busca de feedback constante, para que possam se tornar os melhores no que fazem.

Contudo, apesar de serem abertos a opiniões construtivas, são ansiosos e querem respostas para o futuro agora, principalmente quando envolve suas carreiras.

Ser líder de uma geração como essa é conseguir inquietar suas ansiedades através da transparência  e da comunicação constante e uma visão articulada do que ainda está por vir e como devem se preparar.

 

>> Empreendedorismo no trabalho

Todos querem um excelente trabalho  onde consigam alinhar todos os aspectos citados anteriormente, interpretando não apenas como um trabalho qualquer, mas como parte importante e essencial de sua vida, já que é onde dedicam a maior parte do seu tempo.

Questionamentos como Essa organização me dá a chance de fazer o que eu faço melhor todos os dias? ” tornaram-se cada vez mais comuns, causando um aumento dos turn-overs.

Ainda segundo a pesquisa desenvolvida pela Department26, para que os funcionários sintam-se empoderados e engajados, surge o sentimento de terem uma participação cada vez mais ativa, como empreendedores, fazendo com que as organizações deixassem de ser apenas um espaço de trabalho para tornar-se o negócio próprio de cada colaborador, assumindo todos os desafios para sua vida.

 

Necessidades dos jovens no trabalho
Gallup – How Millennials Want to Work and Live – Pg. 5

 

Realmente está é uma geração que ainda promete diversas mudanças no ambiente e nas relações de trabalho, mas, ao mesmo tempo, cabe às organizações darem os primeiros passos em prol dessa movimentação.

Cultura, propósito, gestão de pessoas e desenvolvimento humano, são alguns dos temas relacionados a essas mudanças e que as empresas devem estar atentas e abertas a se adaptarem ao que for necessário dentro do contexto em que estiverem inseridas.

Para ajudar a sua empresa nos desafios de cultura, propósito e gestão de pessoas, conte com a área de Advisory da Share. Nosso time está preparado para te ajudar.

 

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo