As 4 estratégias fundamentais para melhorar a atração e retenção de talentos

Share RH

Share RH,

Publicado dia 29/11/2018

Conheça as principais ações para te ajudar na atração e retenção de talentos:

Diversas empresas possuem desafios em comum em suas operações, mas um desses desafios sempre será unanimidade em praticamente todas elas: a busca pelos melhores profissionais em suas equipes.

Se formos analisar, em primeiro momento, os principais fatores que influenciam a capacidade de atração e retenção de talentos, facilmente podemos cometer o erro de reduzir toda uma complexidade de fatores para um único fator específico: o financeiro.

Ao fazermos isso, ignoramos diversas outras influências, mesmo que intangíveis, que também podem ser fundamentais para conquistar e manter os profissionais ideais em seu time.

Por conta de análises como essa, ainda é comum encontrarmos empresas que, apesar de oferecerem salários acima da média, ainda enfrentam grandes dificuldades com o turnover de funcionários.

É claro que, nesse grande universo de outros fatores e possibilidades, se torna complexo escolher em quais deles focar suas ações. Por isso, listamos abaixo 4 estratégias que consideramos fundamentais para melhorar seus resultados atraindo e retendo talentos:

 

1 – Defina a persona que exemplifica o talento certo para sua empresa.

Em marketing, uma persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é definida com base em dados reais de comportamento e demografia dos clientes, além de informações como as motivações, desafios e objetivos específicos deste cliente, servindo como base para toda estratégia de marketing e vendas relacionada do negócio.

Aplicando esse conceito em RH e Gestão de Pessoas (talent persona), a definição de uma persona que represente o profissional ideal para sua empresa pode pautar com muito mais efetividade suas ações relacionadas a atração e retenção de talentos.

Para fazer isso, levante informações com os profissionais mais engajados e produtivos de sua empresa e faça um profundo alinhamento de expectativas quanto ao profissional ideal que você necessita para cada desafio que possui.

É importante ter em mente que, muitas vezes, o super profissional dos sonhos que você acha que necessita pode não ser o ideal, e esses dados levantados, relacionados à criação da persona, te ajudarão e enxergar qual o talento específico você precisa e o que, de fato, você pode fazer para conquistá-lo.

Em outras palavras, será mais fácil atrair e reter o Robin, do que tentar fazer o mesmo com o Batman. Na grande maioria das vezes o Robin resolverá seus problemas, e ainda trabalhará duro para se tornar um Batman.

2 – Desenvolva, estimule e confie em novas lideranças.

Trabalhar para proporcionar oportunidades de liderança a talentos que você já possui em sua equipe é essencial para reter esses profissionais, além de mostrar aos demais integrantes do time a real possibilidade de reconhecimento em termos de carreira na empresa.

Para isso, busque identificar os profissionais que mais demonstram resultados e possuam características de liderança evidentes, apostando em ações para desenvolver ainda mais todo esse potencial. É importante participar ativamente do processo de formação desse profissional, dando feedback e mostrando os caminhos para o desenvolvimento.

Porém, é igualmente importante confiar nesse profissional, afinal, você já deve o enxergar como um futuro líder, que aos poucos estará tomando decisões estratégicas que muitas vezes você mesmo tomava. Um bom programa de mentoria pode ser uma excelente ação para alinhamento dessa confiança, além de que, segundo pesquisas recentes, 83% dos colaboradores que participam de programas de mentoria afirmam que isso impacta positivamente em seu engajamento e desejo de permanecer na empresa. 

No que se refere à atração de talentos, estimular em seu time esse tipo de empoderamento e formação de lideranças pode ser um importante gatilho para fortalecer uma marca empregadora mais positiva.

3 – Tenha claramente definido qual é o propósito e a cultura de sua empresa

A cultura e o propósito não devem ser apenas uma coleção de mantras e slogans inspiradores. Essa definição deve começar com a compreensão completa do por que sua empresa existe, pelo que ela trabalha e como ela trabalha.

Uma vez que essa análise e definição é feita, fica claro para todo o time o objetivo final de cada atividade da empresa, aumentando o engajamento, consequentemente. Nesse sentido, o processo de melhoria da atração e retenção de talentos passa diretamente por essa análise.

Vale mencionar que, segundo dados da CultureIQ, empresas que possuem uma cultura clara e bem definida têm em média uma avaliação 20% melhor pelos próprios funcionários.

Com base nisso, podemos concluir que uma empresa que é melhor avaliada pelo seu funcionário, com certeza contará com altos níveis de engajamento, e esse profissional pode atuar como porta-voz da empresa para outras pessoas. Além disso, a cultura e o propósito também poderão ajudar na definição da persona ideal que falamos no primeiro tópico.

4 – Aposte em programas de formação

Tomando como base a atração de talentos, poucas estratégias são tão efetivas para conquistar novos talentos quanto a execução de um bom programa de estágio ou trainee, mas essa também é uma estratégia efetiva para aumentar diretamente a média de engajamento de sua equipe.

Claramente, esse tipo de iniciativa demanda um alinhamento direto entre as áreas de RH e Marketing de sua empresa, mas que, quando em sintonia, esse alinhamento garante resultados surpreendentes. Também é válido contar com uma consultoria parceira para ajudar na concepção e execução do programa, utilizando o know-how de mercado para definir o projeto.

Além de gerar o buzz positivo decorrente das ações de marketing de divulgação do programa, essa estratégia permite que você aposte em profissionais mais jovens para contribuir com novas perspectivas e ideias, desenvolvendo-os e visando futuras posições de liderança.

Outro ponto positivo  relacionado ao engajamento é o fato de que os funcionários atuais também podem aprender com um programa de formação recém-implementado. Novas idéias muitas vezes estimulam inspiração e motivação, melhorando os processos atuais.

Você pode ter certeza de que, aplicando os conceitos abordados nas estratégias citadas aqui, seus resultados relacionados a atração e retenção de talentos terão uma grande melhora, mas lembre-se de sempre adaptar essas ações de acordo com as condições e características específicas da sua empresa.

E saiba que você pode contar com a Share para te ajudar na implementação e desenvolvimento dessas estratégias.

Clique aqui e saiba mais sobre como podemos te ajudar.

 

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo