RH Ágil: Saiba como o RH pode ajudar em um contexto digital e incerto

Share RH

Share RH,

Publicado dia 15/06/2020

O mundo mudou e, em um curto período de tempo, vimos a inovação se tornar uma necessidade estratégica para a maioria das empresas. Aos poucos, os modelos tradicionais de planejamento e execução de projetos deram espaço para metodologias mais ágeis e, como consequência, o setor de Recursos Humanos também precisou se reinventar para estar alinhado com as tendências tecnológicas e assumir um papel mais analítico nas organizações, surgindo metodologia como o RH Ágil.

Diante deste cenário, um movimento em prol de uma cultura de trabalho diferenciada, que se adapte rapidamente às mudanças e ajude a construir e dar suporte a uma rede de times capacitados, engajados e colaborativos, ganhou força. Para ele, deu-se o nome de RH Ágil, assunto que será abordado no artigo de hoje. Vamos lá?

Entendendo o RH Ágil 

Antes de abordar o conceito de RH Ágil, é importante explicar um pouco mais sobre o mundo V.U.C.A, termo criado para descrever quatro características marcantes do momento atual: volatile (volatilidade), uncertain (incerteza), complex (complexidade) e ambiguous (ambiguidade). 

Em resumo, o V.U.C.A chama a atenção para a rapidez com que as mudanças acontecem e o volume dessas transformações, o que gera uma certa dificuldade em se prever o futuro e entender os diversos fatores que permeiam o trabalho. No entanto, mais do que fazer um alarde, o termo propõe um novo mindset que pode transformar os negócios em uma época em que tomar decisões de forma rápida e, muitas vezes, correndo riscos, se faz cada vez mais necessário. 

É neste contexto que surge, então, o RH Ágil. Afinal, por lidar com pessoas, a necessidade de responder rápido às mudanças vivenciadas pelas empresas recai cada vez mais sobre esta área. Desse modo, a agilidade tem se tornado a nova moeda de troca no mundo dos negócios e o RH assume o papel crucial de se adequar às novas formas como a empresa se organiza e estimular essa cultura de agilidade em todas as áreas.

De acordo com o Manifesto Ágil do RH, criado em 2019, cabe ao profissional de RH moderno valorizar e desenvolver:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas.

  • Transparência mais do que sigilo.

  • Adaptabilidade mais do que prescrição.

  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter.

  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas.

  • Ambição mais do que obrigação.

 

Colocando os princípios do RH Ágil em prática

Agora que você já sabe o que é o RH Ágil, chegou a hora de falarmos sobre como ele tem sido praticado dentro das empresas a partir de mudanças que já vem sendo percebidas. Confira as três principais a seguir:

  • Feedbacks: com pessoas trabalhando em projetos de curto prazo, a noção de que as avaliações de desempenho deveriam ser fornecidas uma vez ao ano já não se aplica mais. Por isso, uma das primeiras práticas a mudar no RH tradicional foi a avaliação anual de desempenho, realizada por um único profissional, e as metas individuais. Elas deram espaço para avaliações mais frequentes e realizadas por mais pessoas.

 

  • Equipes: com tantas empresas organizando seus trabalhos projeto a projeto, a configuração de equipes em squads tem se tornado uma característica marcante da cultura ágil. Essa denominação se refere a equipes multidisciplinares, com pessoas de diferentes áreas trabalhando em um mesmo projeto com prazos e entregas bem definidos. Um dos papéis do RH neste contexto é compreender essa nova forma de organização, a fim de facilitar a dinâmica das equipes, estimular a autogestão delas e autonomia na tomada de decisão. 

 

  • Treinamentos: com mudanças tecnológicas acontecendo a todo momento, o RH não pode mais esperar que os funcionários estejam sempre prontos para atuarem em um contexto de incerteza e rápidas transformações. Por isso, um dos grandes desafios da área é estimular o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, incluindo a oferta de cursos e treinamentos em seu escopo de trabalho.

 

Como vimos até agora, as organizações estão mudando radicalmente a forma de administrar o desempenho de seus colaboradores, avaliá-los e desenvolver as suas habilidades para atender às necessidades do mundo V.U.C.A. Se você deseja se aprofundar no assunto, clique aqui e baixe gratuitamente o E-book “RH Ágil: O guia completo para implementar em sua empresa”. 

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo