Share RH lança Manifesto – Compartilhando diversidade

Share RH

Share RH,

Publicado dia 29/06/2021

Como abordamos anteriormente aqui no blog, trabalhar com pessoas de diversos perfis passou a ser uma necessidade real para o sucesso das empresas, fazendo com que a diversidade estivesse cada vez mais inserida na estratégia das organizações.

Não é para menos: quando uma companhia prima pela diversidade, favorecendo a troca de experiências entre pessoas com características e experiências de vida diferentes, isso tende a aumentar tanto a motivação quanto a produtividade de funcionários, de forma geral.

Para exemplificar, um levantamento feito pela Organização McKinsey &Company mostrou que empresas com diversidade étnico-racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor. Quando falamos em diversidade de gênero, essa porcentagem é de 15%.

A Harvard Business Review, por sua vez, publicou um estudo recente apontando que nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.

A fim de incluir este tema em suas estratégias, as empresas têm apostado em uma série de ações, como promover processos seletivos que valorizam a diversidade e a inclusão, manter um canal de comunicação aberto, preparar os líderes para lidarem com colaboradores de diferentes perfis e muito mais.

Diante deste contexto, a partir de agora apresentaremos algumas iniciativas bem sucedidas nesta frente, promovidas pela Share RH.

Diversity & Inclusion Day

Promover ações que disseminem uma cultura em prol da diversidade, sejam por meio de campanhas de conscientização, treinamentos específicos e palestras, é uma das formas de trabalhar o assunto nas empresas.

Pensando nisso, a Share RH criou o Diversity & Inclusion Day, um evento interno totalmente dedicado a discutir temáticas de Diversidade e Inclusão. Além de apresentar os projetos da companhia nesta frente, a iniciativa também contou com palestrantes externos, que foram divididos em três painéis: LGBTQIA+, étnico-racional e PCD (Pessoa Com Deficiência).

Luana Pimentel, embaixadora do PrideDev foi a primeira palestrante do D&I Day e, durante a sua fala, destacou alguns aspectos históricos da luta LGBTQIA+ no Brasil. Na sequência, o fundador do Instituto Guetto, Vitor Del Rey, falou sobre racismo e a forma como as desigualdades raciais estão incorporadas na cultura brasileira. Para finalizar, Claudemir Walci, pessoa cega, trouxe um relato sobre a inclusão de pessoas PCD no mercado de trabalho e dados dessa população no Brasil.

Ao final de cada painel, os colaboradores da Share RH foram divididos em grupos para refletir um pouco mais sobre cada um dos temas abordados.

Programas de recrutamento focados em diversidade

Para além do D&I Day, a Share RH tem ajudado outras empresas a abraçarem a diversidade por meio de quatro programas de Education Recruiting focados na valorização de ações afirmativas de grupos historicamente sub-representados.
O Education Recruiting é uma metodologia que une as estratégias de Seleção e Treinamento a fim de proporcionar a oportunidade de formação de profissionais no curto prazo, bem como aumentar a capacidade de contratação de mão de obra qualificada.

Neste modelo, as empresas oferecem capacitação, pré-selecionando pessoas para garantir que elas estejam dentro do perfil desejado e selecionando para contratação aquelas que tiverem os melhores resultados ao final do programa.

Conheça, abaixo, os quatro programas da Share RH nesta frente:

Women Can Code

Lançado em 2019, o Women Can Code é o primeiro programa desta lista e veio para oferecer oportunidades para mulheres na área de tecnologia, por meio da formação técnica nas principais linguagens de programação desejadas por empresas da área.

Desde então, já foram realizadas cinco edições da iniciativa, que, juntas, contaram com a participação de mais de 20 empresas parceiras, como Bosch, Matera, Grupo Ultra e Venturus.

Até o momento, o Women Can Code ajudou a formar cerca de 400 mulheres, divididas em oito das principais linguagens de programação existentes.

Além de suprir a crescente demanda por profissionais ligados à tecnologia, o Women Can Code também busca reduzir o desequilíbrio de gênero entre a força de trabalho da área, visto que, ainda hoje, cerca de apenas 17% das pessoas desenvolvedoras no Brasil são mulheres.

AfroDev

Em 2020, foi a vez de lançar o AfroDev, programa de inclusão social que visa desenvolver, capacitar e oferecer oportunidades reais de emprego para profissionais pretos que queiram trabalhar na área de tecnologia.

Entre a primeira e a segunda edição do programa, foram mais de mil pessoas inscritas, entre mulheres e homens. Ao final, 36 pessoas foram contratadas para atuarem em empresas renomadas como a ABI, CI&T, Oi, Raia Drogasil, Venturus, Grupo 3778 e Alelo.


PrideDev

Para 2021, a Share RH preparou dois novos programas de diversidade para o mercado. O primeiro deles é o PrideDev, que tem como foco o recrutamento e capacitação voltados para as pessoas da comunidade LGBTQIA+ que desejam se desenvolver dentro da carreira de tecnologia.

Da mesma forma que o Women Can Code e o AfroDev, o PrideDev terá sua abordagem dividida em três pilares (sensibilização, formação e contratação de novos talentos), a fim de aumentar a oferta de profissionais qualificados em tecnologia, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da diversidade neste ambiente.

Sênior Talents

Mesmo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrando que o crescimento do desemprego de longo prazo é maior entre os jovens, os profissionais acima de 50 anos também têm encontrado dificuldades ao tentar uma recolocação.

Tendo como base esta realidade, a segunda novidade que a Share RH preparou para este ano é o Sênior Talents, um programa específico de recrutamento e capacitação de profissionais seniores, cujo objetivo principal é oferecer oportunidades de emprego para pessoas 50+ que procuram uma nova oportunidade de trabalho.

Os participantes selecionados para o programa serão acompanhados pelo time da Share RH e treinados por meio de trilhas de desenvolvimento, criadas em conjunto com as empresas patrocinadoras da iniciativa, e ferramentas de desenvolvimento individual.

Lançamento do Manifesto de Diversidade

Consolidando todas essas ações, a Share RH lançou, recentemente, um Manifesto de Diversidade, no qual reforça o posicionamento da empresa como uma companhia antirracista, que defende os direitos da pessoa LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, do gênero feminino e de todos e quaisquer grupos sub-representados ou minorizados.

Veja, abaixo, o texto na íntegra:

“Nascemos com a missão de transformar os resultados das organizações por meio das pessoas. Sempre acreditamos que elas são o alicerce de qualquer sucesso, principalmente quando a diversidade e a inclusão estão presentes. Por isso, entendemos que as pessoas devem ser cuidadas, desenvolvidas e celebradas. E nós, em nossa breve jornada empresarial, festejamos a cada vitória delas.

Nós temos orgulho dos caminhos que nos trouxeram até aqui, como empresa que valoriza o potencial humano. Contudo, temos consciência do tamanho e da complexidade dos obstáculos econômicos, sociais e culturais enraizados em nossa sociedade. São barreiras que corroem o potencial das pessoas, especialmente aquelas historicamente marginalizadas e excluídas. É por isso que entendemos que há muito a se fazer para construir um mundo mais igualitário.

Portanto, à luz dos aprendizados de movimentos e grupos sociais que nos antecederam e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reforçados pelas Nações Unidas (ONU), nos posicionamos como empresa antirracista, que defende os direitos da pessoa LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, do gênero feminino e de todos e quaisquer grupos sub-representados ou minorizados. Também reforçamos nossa ambição de promover a equidade face à desigualdade estrutural da sociedade contemporânea.

Cientes do nosso papel como agente indutor especialista em recursos humanos, apoiaremos nossos stakeholders nesta jornada, com treinamentos e palestras, mentorias e consultorias estratégicas, projetos customizados com foco em diversidade, ações de voluntariado e pro-bono. Sabemos da importância de compartilhar estes valores com nossos parceiros de negócios e comunidade em geral, e de alertar sobre a importância de combater comportamentos que de alguma maneira diminuem as pessoas ou que reforçam vieses e preconceitos, somando isso à criação intencional de ações, processos, projetos, programas e políticas que visem à correção das desigualdades.

Também olharemos para dentro, sempre com o propósito de crescer constantemente como organização humana, empática e que deseja criar oportunidades para todas as pessoas. Não somos perfeitos e não podemos cruzar os braços. E, por meio do diálogo construtivo e reforço nas atitudes positivas, continuaremos nossa jornada de evolução.

No cerne de nossa missão está o desenvolvimento e a proteção do potencial do valor humano. Protegê-lo é nossa principal motivação ao fazer negócios.”

Gostou deste conteúdo? Acesse https://sharerh.com/categoria/blog/ e confira outros posts sobre o universo de RH!

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo